Clube de Artes, Teatro e Desenvolvimento Pessoal e Social

Clube de Artes, Teatro e Desenvolvimento Pessoal e Social 

O CLUBE DE ARTES, TEATRO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL  TEM O OBJETIVO DE ENSINAR OS ALUNOS A EXPRESSAR OS SEUS SENTIMENTOS ATRAVÉS DO MUNDO DA ARTE, NO MODO DO IMPROVISO, DA INTERAÇÃO E DA EXPRESSÃO PLÁSTICA E DRAMÁTICA.

Propiciando uma iniciação às práticas cénicas e formação básica no âmbito das artes plásticas, aos alunos que queiram ter uma noção do mundo das artes, dos materiais, do palco e dos bastidores do teatro, o Clube de Artes, Teatro e Desenvolvimento Pessoal e Social é um espaço de descoberta e prática dos mais variados aspetos que orbitam à volta destes temas.

Em simultâneo, pretende-se com este projeto desenvolver a motivação dos alunos com problemas de comportamento, agressividade e baixa auto-estima, para a participação em atividades onde a criatividade, o espírito de equipa e a colaboração, sejam a tónica.

A baixa autoestima é um problema que pode surgir em qualquer momento da vida, mas é bastante comum na adolescência e, um  fator importante capaz de afetar a autoestima dos jovens, é sua inserção na sociedade e a sua necessidade de fazer parte de grupos.

Muitas vezes a agressividade, a rebeldia, o isolamento ou alguma compulsão também podem ser sinais de algo mais profundo e escondido, tais como traumas, ou relacões afetivas distorcidas com origem em famílias disfuncionais, por exemplo.

O objetivo aqui é fazer com que o jovem se aceite como é, tomando consciência de que tem pontos bons e maus e faça o reconhecimento das suas reais capacidades e dificuldades. O mais importante neste quadro é fazer o jovem entender que será apreciado por quem é, independentemente dos sucessos ou fracassos que tiver, fazendo assim com que se sinta à vontade para dar asas à criatividade.

Pretende-se assim diminuir os comportamentos anti sociais, baseados na agressividade, na raiva e no isolamento e substituí~los por atitudes solidárias, motivadas, construtivas e de cooperação com o grupo para um fim comum.

A ideia é reforçar os talentos, apoiando as iniciativas criativas e ajudando o jovem a encontrar seu lugar e com isto potenciar também uma melhor integração no ambiente escolar e nas restantes atividades letivas. 

Nos encontros de grupo d’O Clube de Artes, Teatro e Desenvolvimento Pessoal e Social do A.E.G.N. , os participantes terão ainda a oportunidade de desenvolver ferramentas básicas de interpretação, entrar em contacto com alguns dos mais importantes textos dramáticos, desenvolver a sua capacidade crítica em relação a esta arte e conhecer por dentro todo o processo de criação de um espetáculo, ao descobri-lo na sua prática.

Paralelamente, serão desenvolvidos trabalhos de desenho, pintura e trabalhos manuais, nomeadamente relacionados com a produção de cenários e outros acessórios teatrais.

Serão também produzidos trabalhos vários, destinados a exposições e embelezamento da Escola.

Para permitir a envolvência de toda a comunidade escolar, este clube  dedicar-se-á também a desenvolver espetáculos que poderão ser apresentados no final de cada período/ano letivo.

Nota: Professores e Funcionários que queiram participar neste projecto serão benvindos.

CONTEÚDOS

(Artes plásticas)

  • Entender a arte: pensar sobre o tema; definir arte; funções da arte.
  • Elementos básicos da arte visual: O ponto; a linha; a forma; o plano e a superfície; a textura; a cor.
  • Noções básicas de história de arte: arte na pré-história; arte na idade antiga; arte na idade média; arte no início da idade moderna; arte contemporânea.
  • Trabalhos práticos de: recolha, reciclagem e produção de materiais; desenho; pintura; realização de exposições e embelezamento dos espaços escolares; realização de cenários e acessórios para apoio ao clube de teatro; pesquisa; realização de exposições.

(Teatro)

  • Explorar o impulso cénico através de propostas lúdicas;
  • Trabalhar o corpo, a voz, os objetos, o espaço e o texto como elementos do jogo dramático e da linguagem cénica;
  • Estimular a prática do jogo teatral e da contracena;
  • Tomar contacto com os elementos básicos da criação de personagens e situações dramáticas;
  • Explorar a capacidade de improvisação e de desenvolvimento de situações dramáticas pré-definidas;
  • Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de análise estética das obras dramáticas;
  • Realizar visitas a teatros (se possível), tanto com a finalidade de assistir a espetáculos, como de conhecer a sua estrutura;
  • Tomar contacto com algumas das funções inerentes à criação de um espetáculo teatral;
  • Atuar numa estrutura dramática simples: exposição, conflito e desenlace, com base em textos pré-existentes ou criados de raiz a partir de improvisações sobre um tema escolhido.
 
METODOLOGIA:
 

Deverão ser identificados e selecionados pelos/as Diretores/as de Turma os alunos com maiores problemas de comportamento e relacionamento, quer sejam comportamentos de ordem agressiva, ou de isolamento social e afetivo. Os nomes, nºs e turma dos alunos deverá ser comunicada por mail à responsável pelo projeto, Isabel Negrão.

Os nomes dos alunos indicados deverão estar acompanhados do seu horário escolar. 

Esses alunos serão “convidados” (deverá ser dito aos alunos que foram “escolhidos”) pelos/as respetivos/as Diretores/as de Turma a participar num “Projeto Novo” relacionado com artes plásticas e cénicas.

Num primeiro momento, será agendado um atendimento (feito pela responsável pelo projeto, Isabel Negrão) individual e personalizado a cada aluno selecionado, visando indentificar as suas problemáticas comportamentais, suas raízes, motivações, sonhos, gostos e anseios . 

O dia e hora do primeiro atendimento serão comunicados aos/às Diretores(as de Turma, para que possam avisar os respetivos alunos.

Durante este primeiro atendimento, o/ aluno/a será instado a participar como assistente/ajudante, no projeto de grupo (Clube de Artes, Teatro e Desenvolvimento Pessoal e Social ) e ser-lhe-à entregue uma ficha de inscrição .

Posteriormente, poderão continuar a realizar-se sessões individuais, à medida que se forem revelando necessárias, com vista a uma avaliação dos progressos realizados. No entanto, o foce será sempre na colaboração com o grupo. É importante que os jovens recebam críticas construtivas, realistas, em doses que os fortaleçam e que não ataquem sua auto-estima e isto deverá ser feito, tanto nas sessões individuais, como durante a auto e heteroavaliação do projeto de grupo.

Devido à estrutura base do clube, as sessões em grupo serão predominantemente de natureza prática, baseando assim a aprendizagem numa descoberta autónoma do grupo, monitorizada, recorrendo à teoria e à auto e hetero-crítica como momento final.

Este movimento permitirá uma aprendizagem lúdica, fomentando assim o espírito de grupo e a capacidade crítica, aspetos esses que são necessários quer no âmbito do teatro, quer para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes.

A apresentação dos exercícios finais (peças de teatro, exposições, etc.) poderá ser  feita em todas as paragens do ano letivo, a par com o programa da Escola a ver: Carnaval; Páscoa; interrupções letivas e/ou no final do ano letivo.

HORÁRIO E OUTRAS CONDIÇÕES: ( Ver cartaz em anexo)

Podem ser admitidos alunos a partir dos 09 anos de idade.

O Clube deverá abrir logo que haja inscrições.

 

NECESSIDADES: Um espaço/sala/gabinete, para trabalhar e onde possam ser produzidos e guardados os Materiais.

 

MATERIAIS: Serão recolhidos e realizados pela Professora e pelos membros do Clube, sendo privilegiadas a reciclagem e a produção própria em detrimento da aquisição.

A Responsável pelo Projeto:

Isabel Maria Silva Guedes Negrão 

 

 

Anexo:

Author: Isabel Negrao

Mãe de família, Artista plástica, Professora, Blogger, Terapeuta. Adoro o que faço . Foco: desenvolvimento pessoal, autoconsciência, vida plena e abundante. Meus pontos fortes: conteúdo, comunicação. Paixão: ajudar pessoas a resolver problemas. Segue-me ou torna-te meu amigo no Facebook. (Thank you for reading my posts! If you would like to connect, reach out to me on Facebook).

Valorizamos os teus comentários

%d bloggers like this: