Dicas de Marketing pessoal: o que é e como funciona?

Dicas de Marketing pessoal: o que é e como funciona?

O marketing em geral pode definir-se como a acção de promover e publicitar os valores de uma empresa ao seu público, ajudando a expandir a empresa por esse meio. O marketing pessoal não é muito diferente, excepto que a empresa a ser promovida és tu.

Mas o que é o marketing pessoal?

 Uma acção diz mais do que mil palavras. A forma como te relacionas com os outros e como te comportas, são as bases da imagem que passas para os outros.

E estou a falar de comunicação e forma de se relacionar e não de competências ou capacidades. Muitas vezes, dois funcionários que têm o mesmo desempenho apresentam-se e são avaliados de forma diferente um do outro. Na maioria das vezes, o que pesa a favor ou contra, é a capacidade ou incapacidade de gerar empatias.

Nestes tempos de mercado competitivo onde os profissionais batalham promoções dentro das empresas, faz toda a diferença saber relacionar-se com os outros.

Marketing pessoal na prática

O marketing pessoal não se faz, vive-se e cria-se todos os dias, pois alimenta-se de acções realizadas no dia a dia.

Vamos então ver quais são as questões fundamentais a ter em conta no teu comportamento, para melhorar a imagem que as pessoas têm de ti, e fazer um melhor marketing pessoal:

Apresentação e aparência

Não há como fugir a esta questão. Toda a gente faz julgamentos a respeito da aparência. E não tem nada a ver com ser “feio” ou “bonito”. O cuidado com a aparência diz muito sobre a forma como alguém está comprometido, empenhado ou envolvido, em determinado acontecimento. Por isso, é importante cuidar da aparência, vestir-se de forma adequada à função e ao local e apresentar-se como alguém que gosta de se cuidar.

Comunicar adequadamente e com correcção

Falar, ler e escrever bem é fundamental. Se tens dificuldades nesse campo, procura ler muito e esforçar-te por melhorar a comunicação escrita. O português correcto também é essencial para comunicar verbalmente. Além disso, a desenvoltura e a fluência para falar, assim como o conteúdo interessante, são essenciais para transmitir ideias de uma forma clara e dar uma imagem de segurança e eficiência profissional. E estas qualidades podem desenvolver-se através da leitura. Empenha-te e aplica-te no teu enriquecimento cultural.

Lidar com os superiores

Ser proactivo é essencial, apesar de muitas pessoas preferirem a ilusão de segurança da não-mudança. Para te autopromoveres como um bom profissional tens de dar mais e melhor do que te pedem. Deves procurar surpreender e ir mais além. Inova, mostra-te criativo/a e mostra que consegues desenvolver mais habilidades do que as que te pedem para pôr em prática.

Lidar com os colegas

Cuidar bem da relação com os colegas é uma óptima forma de melhorar o teu marketing pessoal. Quando se vive e trabalha em equipe, é muito importante saber cumprir o papel dentro do grupo. Estar disponível e ter humildade para aprender (e ensinar) demonstra capacidade de manter uma boa relação interpessoal.

Conhecer-se

Conhece-te a ti mesmo, tira tempo para ficares contigo mesmo/a, faz uma auto-análise. Isto é muito importante, já que a autoconfiança nos torna desenvoltos e seguros. Conhecer o teu potencial, descobrir os pontos fortes e evidenciá-los, assim como melhorar os pontos mais negativos, faz de ti um profissional que sabe o que quer e sabe como demonstrá-lo. Reconhece as tuas capacidades e promove-as. Ë isso que os outros procuram. Sê verdadeiro contigo mesmo e mostra-te ao mundo.

E toma decisões… só tu podes decidir o que fazer da tua vida…

Author: Isabel Negrao

Mãe de família, Artista plástica, Professora, Blogger, Terapeuta. Adoro o que faço . Foco: desenvolvimento pessoal, autoconsciência, vida plena e abundante. Meus pontos fortes: conteúdo, comunicação. Paixão: ajudar pessoas a resolver problemas. Segue-me ou torna-te meu amigo no Facebook. (Thank you for reading my posts! If you would like to connect, reach out to me on Facebook).

Valorizamos os teus comentários

%d bloggers like this: