O Segredo do Sucesso (em 8 Passos)

O Segredo do Sucesso (em 8 Passos)

 

 1- Paixão;

2- Trabalho;

3- Ser excelente em algo;

4- Foco;

5- Esforço;

6- Servir;

7- Ideias;

8- Persistência.

 

Toda a gente, sobretudo aqueles que pretendem desenvolver o seu próprio negócio, procura entender quais são os fatores que levam ao sucesso.

Treino tem a ver. Fracasso também.

Descobre por que é que algumas pessoas se dão bem na vida – e vê o que podes fazer para chegar lá.

 

Banner ler mais tarde

 

 8 características do empreendedor de sucesso

 

1- Paixão 

Basicamente isso quer dizer que deves ser totalmente apaixonado pelo que fazes, com esse ingrediente, tudo o resto é consequência.

paixao

 

Sem esse ingrediente, o teu caminho será infinitamente mais difícil.

Dentre todas as características do empreendedor (sobretudo de algumas mulheres empreendedoras que ultimamente têm surgido…), ter paixão é a mais importante delas.

Se tens paixão pelo que fazes, qualquer outra característica é desenvolvida.

Por outro lado, um empreendedor sem paixão pode ter qualquer outra característica que dificilmente chegará muito longe.

Pessoas apaixonadas inspiram outras pessoas.

Se és apaixonado(a) pelo que fazes, as outras pessoas perceberão isso e dar-te-ão mais valor. 

Paixão dá motivação para seguir em frente.
Mesmo com toda paixão do mundo, existirão sempre obstáculos. Se com paixão já é difícil seguir em frente, imagina a dificuldade que é enfrentar obstáculos num projeto que não te apaixone.

Uma das barreiras mais difíceis de quebrar é o medo da crítica.

Ninguém gosta de ser criticado. Porém, se realmente fores apaixonado pelo que fazes e confias que estás a fazer o certo, podes ousar sem medo da crítica de terceiros.

Paixão pelo teu projeto dá-te auto-confiança para vender os teus serviços. É muito difícil passar credibilidade no momento de vender alguma coisa na qual não acredites do fundo do teu coração.

Vender algo em que acreditas é a forma mais fácil de mostrar os benefícios do teu produto ou serviço.

Voltar ao índice ↑

 

2- Trabalho

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”

Albert Einstein

trabalho

 

 Roma não foi construída num dia, nem será o teu negócio.

Sem injetares uma grande quantidade de energia é impossível saires do lugar.

Há um engano por parte de muitas pessoas quanto à busca da felicidade no trabalho. Queremos ser felizes, mas a felicidade no trabalho esta atrelada a resultados. A busca é ser feliz dentro de um contexto em que existem direitos e deveres, antecipando oportunidades e riscos, fazendo a diferença.

Ser feliz no trabalho NÃO é fazer o que se quer. NÃO é deixares de fazer o teu melhor, é usares a liberdade conquistada, mas COM muita responsabilidade. 

No trabalho a descontração e a felicidade são orquestradas pelo foco na construção de algo de valor e pelo crescimento pessoal.

 

E, como disse Ayrton Senna da Silva “Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo.”

Voltar ao índice ↑

 

3- Ser excelente em algo

 Para seres excelente só existe uma opção, praticar muito, ter conteúdo de qualidade, aprender com os erros e continuares sempre a aprimorar-te…

 

ser excelente

 

Torna-te realmente bom em alguma coisa.

Não tentes só progredir às custas dos outros. Não penses que sabes alguma coisa apenas porque te sentaste 4 anos numa faculdade a ouvir um professor falar!. Um jogador de futebol não aprende a jogar à bola tendo aulas. Ele pratica. Músicos geniais também não aprendem a tocar magistralmente,  tendo aulas. Eles praticam. Pratica tu também!. Quando chegares a casa depois do trabalho, ou das aulas, pratica. Nos fins de semana, pratica!

Cria o teu próprio projeto, empresa, programa… qualquer coisa. Várias coisas.

Atreve-te. Arrisca empreender. Arrisca inovar.

O que é que tens a perder? No máximo um emprego, e não há empregos seguros nos dias de hoje, por isso não se perde grande coisa… e isso pode ser revertido facilmente  nos tempos que correm, em que as oportunidades são diversificadas. É melhor ter dois empregos em part-time que um de período integral, porque podes largar um deles a qualquer momento. Nunca vais conseguir nada melhor se não tiveres tempo, se não tiveres disponibilidade para segurar algo melhor quando aparecer.

O pior que pode acontecer é não dar certo. Mesmo assim terás aprendido muito mais do que a “picar o ponto”!

Sai da zona de conforto. Se o teu trabalho estiver fácil e sob controle, isso significa que já nao está a trazer valor para a tua evolução técnica e pessoal.

Não desperdices a oportunidade de trocar de função, se a nova oportunidade for mais desafiadora. Isso far-te-á crescer tecnicamente e preparar-te-á para desafios maiores ainda. Aprender coisas novas e conhecer pessoas novas é muito importante.

Não te detenhas por insegurança ou pela sensação de falta de capacidade. Como achas que vais ganhar experiência em alguma coisa se estás sempre adiá-la?

Expõe-te. Ganha notoriedade, torna-te conhecido, cria eventos, dá cursos, palestras, faz vídeos e publica-os. Ensina o que sabes. Partilha projetos, oferece ajuda.  Recebe amigos e explica os teus projetos. Visita os teus amigos nos projetos deles.

Discípulo, viajante, mestre: Primeiro torna-te um discípulo, arranja mestres locais, aprende alguma coisa com alguém realmente bom, qualquer estilo. Depois viaja, procura outros mestres e aprende o estilo deles. Por fim, encontra o teu próprio estilo, arranja discípulos, torna-te um mestre.

Não reclames por  trabalhar demais. Aumenta teu preço e trabalha menos. Valoriza-te!

 

 Voltar ao índice ↑

 

4- Foco

É ter um objetivo, ser determinado a alcançar ou atingir uma meta, ter prioridade em fazer algo, não desvirtuando para outro caminho. 

Ter foco significa estabelecer um plano, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende.

 

foco

 

“A expressão “fora de foco” indica que a imagem está embaciada, que saiu da zona de nitidez de uma lente. No sentido figurado é aquilo que está fora de prioridade.”

Por isso, se tens recursos limitados, não dispares em todas as direções.

É muito tentador aproveitar todas as oportunidades que aparecem, mas só focando-te conseguirás a verdadeira excelência.

Steve Jobs, no período em que adoeceu, antes de partir, escreveu muitos textos interessantes que foram divulgados na mídia, sobre as suas reflexões de vida, e dentre suas citações houve uma que fez muita gente refletir. Dizia ele que:   “Foco é dizer não”.

Esta foi uma brilhante definição sobre o conceito de foco, dentre muitas outras já vistas. Pois há realmente várias formas de definir esta palavra. É importante dizer não a muitas coisas, quando é preciso estar alinhado e focado em estratégias e metas, sejam estas pessoais ou profissionais.

Foco é, de facto, aquilo que precisamos quando temos um objetivo a cumprir. E, para isso, é preciso abdicar de muitas coisas e saber discernir o que é importante e prioritário; é preciso estratégia para avaliar, e também para não se desviar do objetivo com facilidade, ou melhor não perder o foco!

Um ponto importante a ressaltar é que o conceito de foco não é o mesmo que estar concentrado apenas por um momento, mas sim, o tempo todo. Estar focado por um momento não é estar focado, mas sim, concentrado. Foco é continuidade!

O foco consiste em ter um objetivo e trabalhar com disciplina e continuidade para conquistar o que se planeou.

Planeamento, com disciplina e com continuidade, constituem o verdadeiro FOCO!

Portanto, procura ter bastante foco nos teus planos, pessoais e profissionais, sabendo dizer não, de forma estratégica, ao que é supérfluo, e sabendo dar continuidade, para atingires os teus objetivos, e, sobretudo, sabendo diferenciar o estar concentrado de estar focado!

 

Voltar ao índice ↑

 

5- Esforço

“Mobilização de forças,  físicas, intelectuais ou morais, para vencer uma resistência ou dificuldade, para atingir algum fim. É esforçar-se para fazer algo, ou seja, é fazer mais do que se é capaz, é vencer o seu objetivo.”

 

esforco

 

É o que disse antes, não é fácil alcançar o sucesso.

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou fazes as coisas bem feitas ou não fazes.

“A pessoa não pode existir sem esforço. Os seres humanos não nascem com a alma pré-fabricada; recebem os materiais para construí-la.” (J. L. Martín)

Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida.

 Ir sempre mais longe é uma ótima forma de chegar mais longe, por mais óbvio que isso possa parecer.

 “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.” Charles Chaplin

 

Voltar ao índice ↑

 

6- Servir (a principal caraterística de um líder)

É preciso saber servir, ou seja, oferecer valor, conteúdo e ensinamentos, sem deixar de ter a noção de que temos sempre algo a aprender e a simplicidade de ouvir o que o outro tem a dizer.

 

servir

 

É a prática da humildade e a troca de aprendizagens.

Liderança é a capacidade de influenciar pessoas.

Logo, ao lembrar-me de quem terá sido o maior líder nesse sentido, ocorre-me o nome de Jesus Cristo, devido à grande influência que exerceu.

Jesus Cristo e os seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. Jesus fazia-se seguir e obedecer de forma espontânea, dedicada e motivada, em direção a um objetivo. Transmitindo confiança e segurança, era capaz de empolgar os colaboradores para perseverarem com ele. Estimulava a vontade de vencer em todos com quem se relacionava.

Como líder autêntico, transmitia e praticava os valores e os princípios mais valiosos do grupo a que pertencia.

E o que ele ensinou sobre liderança resume-se apenas a esta frase:

” Qualquer um de vós que deseje ser um líder tem que ser antes um servidor”.

Isto é, liderar é servir.

Percebe-se também nestas palavras a diferença existente entre o poder e autoridade – o poder, é a capacidade de impor a vontade à força e a autoridade, é a capacidade de conquistar as pessoas e fazer com que elas cumpram, para benefício de todos, instruções, orientações e objetivos, de bom grado.

Assim sendo, autoridade constrói-se com serviço e sacrifício.

Os líderes têm que conquistar os outros pelo seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência.

Por isso, se queres ser um verdadeiro líder, faz por merecer, dá primeiro de ti, oferece a tua mensagem.

Antes de ficares a pensar no teu retorno, arranja uma forma de oferecer valor aos outros, isso é o que te fará bem sucedido.

 

“Aquele que quer aprender a ser chefe tem primeiro que aprender a servir.”

Sólon

 

Voltar ao índice ↑

 

 7- Ideias

“Raramente as ideias surgem de repente da cabeça de uma só pessoa. Elas são resultado de várias conexões e levam algum tempo para ficarem prontas. O lado bom é que o ambiente em que vivemos nunca foi tão fértil para isso.” Steven Johnson

 

ideias

 

Pessoas bem sucedidas têm boas ideias e colocam-nas em prática, é tão simples quanto isto. Esse é o caminho difícil: provar que as ideias realmente são boas ideias, depois de serem postas em prática.

Mas essas habilidades estão disponíveis para qualquer pessoa que se preocupe em adquiri-las com um pouco de estudo. Por isso, estuda, pesquisa, lê.

Basta teres uma dose de força de vontade para fazer as coisas acontecerem, e assim as boas ideias brotarão.

Ter novas ideias pode ser fácil. Difícil é ter coragem e persistência para criar novas ideias e fazê-las funcionarem.

 

Voltar ao índice ↑

 

8- Persistência 

A vida não te dará as coisas de mão beijada, aceita isso.

Falhar não é um problema, desde que continues a tentar. Na verdade, são mais as pessoas que desistem do que as que fracassam.

 

persistencia

 

A persistência, apesar de desafiadora, é necessária para alcançar os objetivos. Seja para estabelecer um novo hábito, desistir de um hábito antigo ou realizar um grande projeto, uma coisa é definir um objetivo, outra, é conseguir colocá-lo em prática. 

Ser persistente é uma habilidade que ajuda a atingir um objetivo e a alcançar o que desejas. O uso da persistência em qualquer tarefa, interação ou objetivo é muitas vezes aquilo que distingue entre os que têm sucesso e os que falham numa atividade.

Realmente, a falta de persistência ou “desistir rápido demais” é uma das razões mais comuns do fracasso em qualquer atividade.

Para conseguires persistir deves, em primeiro lugar, definir um objetivo e ser específico sobre os resultados que pretendes alcançar. Ser específico sobre o prazo no qual atingir o objetivo ou resultado. 

 

 

Ficam aqui alguns truques que podes usar, para conseguires persistir até atingires os teus objetivos:

 

     [fancy_box id=5]

  • Anota o objetivo num lugar onde possas vê-lo regularmente. Pode ser num caderno, post-it ou num poster de parede, feito por ti, p. ex. 

 

  • Divide o objetivo em pequenas partes. Partes pequenas são mais fáceis de gerir e alcançar, e irão dar uma sensação de realização mais rápida.

 

  • Divide por tempo. Separa as tarefas em partes ou tópicos.

 

  • Gostas da satisfação por um trabalho bem feito? Tenta melhorar em comparação com trabalhos anteriores.

 

  • Faz disso um hábito. Faz alguma coisa, por pouco que seja, todos os dias, se possível.

 

  • Gostas da atenção ou elogios dos outros? Planeia mostrar o teu trabalho quando estiver pronto, ou conforme fores evoluindo.

 

  • Faz as coisas de forma divertida. Ouve música ou um áudio book, caso as tarefas sejam repetitivas. Desafia-te a finalizar uma quantidade de trabalho específica ou a realizar uma tarefa durante um tempo específico. Se estiveres trabalhar com alguém, faz uma competição.

 

  • Compromete-te com alguém ou com um público. Pede a um amigo que acompanhe o teu trabalho ou que simplesmente verifique o teu progresso. Vai ser muito mais difícil esquivares-te do teu trabalho se souberes que alguém te vai perguntar por ele.

 

  • Acompanha o teu próprio progresso. Toma notas do teu progresso num caderno ou calendário. Podes simplesmente marcar cada dia em que fizeste (ou deixaste de fazer) alguma coisa, ou podes anotar dados mais mensuráveis: o quão longe foste, quão rápido, quantos items finalizaste ou quanto tempo gastaste.

 

  • Faz pausas. Apesar de parecer nobre seguir em frente sem descansar, esta não é uma opção acertada. Tu e o teu corpo precisam de períodos de descanso para reagrupar e recuperar a energia. O subconsciente continua a trabalhar em problemas durante os intervalos, por isso é importante este espaço. O descanso é vital para manter a persistência.

 

  • Recompensa-te por persistires. As recompensas fazem com que seja mais provável que persistas na realização do teu objetivo, porque muitos objetivos podem levar meses ou até anos para serem alcançados. Quanto maior o tempo que leva para atingir um objetivo, mais te arriscas a perder motivação. Para evitar isso, pequenas recompensas frequentes podem dar-te energia e foco. Faz uma lista das recompensas que podes proporcionar-te depois de certas realizações, como uma pequena recompensa no final de um dia intenso de trabalho e uma grande recompensa no final de um mês.

 

  • Aprende a persistir além do fracasso. Aceita que fracassos acontecem. A maioria das pessoas de sucesso já falhou. A diferença entre elas e pessoas que vivem com medo do fracasso é que, as pessoas de sucesso que se deparam com o fracasso, aprendem com ele e usam isso para melhorar a sua próxima tentativa. Elas persistem porque sabem que o fracasso é simplesmente uma parte da conquista. Aprender a perceber o fracasso como uma parte natural do caminho para o sucesso, é a chave para chegar lá.

 

  • Começa já!. Mesmo que penses que não podes fazer muito neste momento, logo saberás o que precisas de desenvolver e que perguntas fazer. Podes acabar por achar o teu objetivo mais fácil de atingir do que esperavas. E deixarás de ser aquela pessoa que nunca termina aquilo que nunca começa.

[/fancy_box]

 

 “Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.”  ALBERT EINSTEIN

 

E AGORA,UM BÓNUS:

 

Trago-te um vídeo de Will Smith (podes também consultar aqui a sua biografia), onde ele foca de uma forma magistral, precisamente este tema.

 O Sucesso – O Segredo – Poder da Mente – por Will Smith

As suas palavras e pensamentos têm poder físico!

De acordo com ele, ser realista é ser mediocre.

Percebe o porquê assistindo ao vídeo.

Concordas com ele? Qual a parte que mais gostaste?

Podes deixar os teus comentário mais abaixo…

Este é um vídeo FANTÁSTICO de Will Smith onde ele passa as suas idéias, sabedoria e filosofia de vida para alcançar o sucesso!

NOTA: Ativa as legendas em Português, clicando na pequena roda dentada, em baixo do vídeo…

Will smith printscreen

 

Uma dica importante: mesmo sabendo os 8 segredos acima referidos, o sucesso não é garantido.

Aproveitar estes segredos requer persistência e uma atitude positiva.

Não é por acaso que tantos almejam ser considerados bem sucedidos.

Mas o fator mais determinante para o sucesso ainda é sentir-se realizado.

Se a pessoa está infeliz no trabalho, tem de descobrir o que a está a bloquear.

Senão o sucesso não vem mesmo.

 

 “A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso.”

Ralph Waldo Emerson

O segredo do sucesso é a constância do propósito.”

Benjamin Disraeli

 

Voltar ao topo ↑

Este é o meu blog e aqui, eu publico o que eu quiser!E ainda ganho dinheiro com isso…E se tu quiseres também podes ter um…Clica na imagem ↓

Author: Isabel Negrao

Mãe de família, Artista plástica, Professora, Blogger, Terapeuta. Adoro o que faço . Foco: desenvolvimento pessoal, autoconsciência, vida plena e abundante. Meus pontos fortes: conteúdo, comunicação. Paixão: ajudar pessoas a resolver problemas. Segue-me ou torna-te meu amigo no Facebook. (Thank you for reading my posts! If you would like to connect, reach out to me on Facebook).

3 Replies to “O Segredo do Sucesso (em 8 Passos)”

Valorizamos os teus comentários

%d bloggers like this: