FELIZ NATAL, por Maria Elvira Bento


FELIZ NATAL

Poucos dias nos separam da grande reunião familiar que acontece anualmente sob o signo Natalício. A noite de Natal oscila entre a grande alegria, a profunda depressão, a disfarçada angústia ou a subtil indiferença. É uma noite abrangente que envolve, toca a todos. De formas diferentes mas é, efectivamente, a noite mais emotiva do ano: para as personagens das grandes ceias, dos grandes encontros, das grandes prendas das grandes alegrias.

É a noite mais emotiva do ano para os que não têm grandeza em nada, nem na ceia, nem nas prendas e muito menos na alegria. É a noite mais emotiva do ano para quem só escuta (ao longe) os ecos das grandes festas e se recolhe na noite, geralmente fria, numa solidão dolorosa povoada de lembranças, percorrendo, na vida, trilhos sem entusiasmo e sem objectivo. É a noite mais emotiva do ano para os que já não estão, mas ainda habitam nos corações dos familiares.

É a noite das grandes energias, das grandes esperanças, e dos grandes vazios. Do abraço que não se deu, do sorriso que não se partilhou, da chamada que não se fez, da mensagem que se guardou, da lágrima furtiva que se escondeu. Das palavras que não se disseram. Da confissão que não se fez. Mas, o Natal, relembra ao Mundo a mensagem vinda de Belém que já ultrapassou milénios, e não se esbateu na intranquilidade desesperante da Humanidade. Ano após ano as estrelas brilhantes (da congelada noite natalícia) relembram a espiritualidade que deve envolver o nosso coração.

Devemos mergulhar nessa espiritualidade e deixar que os murmúrios do vento nos envolvam num abraço caloroso com o toque da magia que une a Terra ao Céu. E, aí, as prendas, os risos contagiantes das crianças, os abraços que não se trocaram, a mão que não se apertou, o beijo que não se deu, a chamada que não se fez, misteriosamente, resplandecem numa dimensão maior. Feliz Natal.

(Maria Elvira Bento)

 

Clica aqui ou na imagem acima para subscreveres a minha newsletter e receberes outros textos e informações, confortávelmente no teu email.

Author: Isabel Negrao

Mãe de família, Artista plástica, Professora, Blogger, Terapeuta. Adoro o que faço . Foco: desenvolvimento pessoal, autoconsciência, vida plena e abundante. Meus pontos fortes: conteúdo, comunicação. Paixão: ajudar pessoas a resolver problemas. Segue-me ou torna-te meu amigo no Facebook. (Thank you for reading my posts! If you would like to connect, reach out to me on Facebook).

Valorizamos os teus comentários

%d bloggers like this: