Missão Guiné – Dia 1 A Partida

DIA 1 – A PARTIDA

 

Dia 1 de Maio, arrancou a Missão Guiné 2015…
Os LAZY MILLIONAIRES arrancaram para mais de 5000 quilómetros de estrada, deserto e muita aventura. Levam viaturas e muito material escolar e hospitalar.
 
A TVI esteve no local e registou a partida:

E a CMTv  também já tinha noticiado:

POUCAS HORAS PARA A PARTIDA DE MAIS UMA MISSÃO.

MISSÃO A GUINÉ 2015.
A TODOS OS LAZY MILLIONAIRES ,QUE TENHAM UMA ÓPTIMA VIAGEM E QUE TUDO VOS CORRA PELO MELHOR.
FAMÍLIA – AMIGOS QUE DEUS VOS ACOMPANHE BJS A TODOS(Carla Castro,Lazy Millionaire)

 

É com muito orgulho que partilho este texto da pediatra Arminda Marques, uma das voluntárias que irá participar na Missão Guiné 2015, promovida pelo G.A.S. ( Grupo de Ação Social fundado pelos Lazy Millionaires).

“Desde sempre tive um desejo a nível pessoal e profissional.
Fazer voluntariado numa missão dando o meu contributo enquanto pessoa e pediatra.

Tinha pensado nos 50 anos mas as costas tramaram meus planos.
Agora com placas e parafusos mas na melhor forma vou finalmente iniciar o meu sonho de vida.
Começar o voluntariado por uma semana pequenina mas comprometer-me a ir aumentando gradualmente esse tempo.

Vou na missão Guiné 2015!!!!!!!

A caravana sai amanhã de manhã do castelo de Pombal com 35 pessoas e 13 carros, sendo 6 deles Ambulâncias.
Eu , a professora e amiga Alexandra Matias, da ETAP e uma representante da fundação João XXIII (Mena Almeida) embarcamos dia 8 e regressamos com todo o pessoal dia 15.

Vamos levar conhecimento, alegria e vontade de ajudar.

Da minha parte vou examinar o maior número de crianças (tratar as que me for possível) e ao detectar anomalias mais graves sinalizar e orientar para hospitais em Bissau ou aqui em Portugal. Dar o máximo de formacão e informação sobre as doenças, como tentar preveni-las ou diminuir a sua propagação.

E elas são muitas e graves: Gastrenterites com desidratação, sida, tuberculose, malnutriçao grave, bócio, malária, febre tifóide, febre amarela, hepatite, infecções respiratórias entre muitas outras.

É uma realidade que muito me comove, os órfãos de pais com SIDA, sem nada e sem ninguém…os príncipes do Nada.

Eram cerca de 200 crianças em cada 1000 que morriam antes de completarem 1 ano de vida e 223 em cada 1000 mortes antes de completarem os 5 anos ( dados de 2007 ) .
Actualmente a taxa situa-se perto de 94/1000 mas de outro lado a mortalidade materna tem vindo a aumentar muito — 900 mulheres em dez mil grávidas, parturientes ou no pós parto imediato.( 90/1000).

É o 6o país com maior mortalidade em todo o mundo e o 5o no continente africano.
Portugal tinha em 2012 uma taxa de 2,9 mortes em cada 1000 nascimentos. . (Somos tão ricos e não nos lembramos disso).

Vamos doar muitas coisas materiais (carrinhas, ambulâncias, livros, brinquedos, roupa, medicação) mas principalmente queremos lembrar ao povo da Guiné que não estão esquecido por nós!

Vamos dar milhões de sorrisos e esconder muitas lágrimas.
Vamos voltar com a alma cheia e enriquecida do tanto que vamos receber.

Preparem-se para ajudar na próxima porque esta é a só a primeira de muitas.

Que assim Deus nos ajude!”

Arminda Marques ( Pediatra)

Ponto de encontro: CASTELO DE POMBAL

Conferência de Imprensa efetuada no Castelo de Pombal antes da partida para a Missão Guiné 2015 com a presença das principais entidades envolvidas neste projeto. Nuno Rebocho, Silvio Fortunato, Rui Gabriel e Miguel Borges dos Lazy Millionaires, Helder Costa (responsável pela manutenção de todas as viaturas antes e durante esta grande viagem),Diogo Mota – Presidente da Câmara Municipal de Pombal, João Salgueiro – Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós (tb faz parte da caravana), representante da Associação de Pais dos Escuteiros, representante dos Bombeiros Voluntários de Pombal. (Vê o vídeo)

 Aqui Rita Cerejo e Nuno Rebocho, já caminho:

“Gostavas de fazer parte de uma equipa que apesar de fazer a diferença nas suas vidas e das suas famílias, ainda se dedica a fazer o bem e a diferença em famílias e comunidades mais desfavorecidas???

NÓS VAMOS!!!! E TU???
“Toma a decisão que o chão aparece…” Helder Marques – foto abaixo – (membro da Equipa Lazy Millionaires a caminho da Guiné-Bissau)

 

Partilho contigo o email que a organização da Missão Guiné 2015, recebeu do Padre Joaquim Batalha, da Fundação João XXIII:
 

“Em nome da Fundação João XXIII eu vos saúdo:

Nuno, Paz e Bem, Saúde e muita coragem também!

Sinto-me em comunhão com as comunidades da Guiné e em seu nome manifesto, desde já gratidão pela vossa aventura generosa e de partilha fraterna. Admiro-vos, e a ti Nuno de um modo especial. Gostaria também de compartilhar essa bela e difícil experiência de caravana da solidariedade pelo deserto. Mas!… A minha alegria é servir e servir em comunhão comunitária.

A missão que levais é nobre: ajudar a cuidar dos pobres. Esta preocupação é uma das mais sentidas pelo nosso amigo o Papa Francisco. Ele manifesta isto quase todos os dias e na sua Exortação ”A Alegria do Evangelho”, ele diz-nos: «Jesus identificou-Se especialmente com os mais pequeninos (cf. Mt 25,40). Isto recorda-nos, a todos, que somos chamados a cuidar dos mais frágeis da Terra. Mas, no modelo «do êxito» e «individualista» em vigor, parece que não faz sentido investir para que os lentos, fracos ou menos dotados possam também singrar na vida. Embora aparentemente não nos traga benefícios tangíveis e imediatos, é indispensável prestar atenção e debruçar-nos sobre as novas formas de pobreza e fragilidade, nas quais somos chamados a reconhecer Cristo sofredor: os sem abrigo, os toxicodependentes, os refugiados, os povos indígenas, os idosos cada vez mais sós e abandonados, etc. Os migrantes representam um desafio especial para mim, por ser Pastor duma Igreja sem fronteiras que se sente mãe de todos.»

Por isso também a nossa Fundação João XXIII, ao mesmo tempo que vos agradece também vos exorta a que leveis à Guiné este vosso contributo de solidariedade .

E para a vossa viagem exorto-vos a cultivar a alegria. Neste Dia do Sorriso aconselho-te em todas as manhãs a saudar a todos com um sorriso dizendo “Paz e Bem, coragem e Alegria também”.

O Senhor vos abençoe e vos guarde! O Senhor vos favoreça e volte para vós o Seu rosto e vos dê a Paz!

Aceitai o meu abraço fraterno e solidário e em comunhão de oração por todos vós.

Pe. Joaquim Batalha”

 

Missão Guiné – Pernoita em Algeziras onde chegamos às 22h30. POSITIVO – 1. Os “mimos” que recebemos à partida de Pombal com escolta dos motards do motoclube local até Leiria. 2. Vencemos o doa sem avarias mecânicas, as viaturas parecem relógios SUÍÇOS! 3. A camaradagem e espírito de equipa patente na estrada e nas breves pausas para descansar e comer qualquer coisa. NEGATIVO- um veículo perdeu – se da caravana logo nas portagens em Santarém e só voltamos a reencontrar-nos perto de Mora. 2. O Farol distraiu – se com o percurso e falhou a track atrasando em meia hora a chegada a Algeziras. 3. A carrinha dos sutiãs (voiture de soutien) acabou por ficar sem buzina depois do apito ter colado e o motorista não ser capaz do o “calar”… Daqui a pouco travessia do estreito de Gibraltar rumo Marrocos. Vou dormir um bocadinho. Boa noite e obrigado pelo teu suporte. (João Gabriel, via Facebook)

 

Missão Guiné DIA 1. De Pombal a Algeciras. Boa noite. Amanhã 4 da manhã a pé para o Dia 2.

 Muitos de nós estávamos falidos há um ano atrás ou menos. Mudamos as nossa vidas e estamos a ter um impacto positivo em milhares e milhares de pessoas que se vão juntando a nós porque querem também ganhar dinheiro e ser úteis a outras pessoas.

 Queres fazer parte do movimento e “Desfrutar a Vida e Fazer a Diferença” subscreve aqui o Viral Blogging System para começares.
kalatu-banner 728x90

Author: Isabel Negrao

Mãe de família, Artista plástica, Professora, Blogger, Terapeuta. Adoro o que faço . Foco: desenvolvimento pessoal, autoconsciência, vida plena e abundante. Meus pontos fortes: conteúdo, comunicação. Paixão: ajudar pessoas a resolver problemas. Segue-me ou torna-te meu amigo no Facebook. (Thank you for reading my posts! If you would like to connect, reach out to me on Facebook).

3 Replies to “Missão Guiné – Dia 1 A Partida”

  1. Grеetings from Colorado! І’m bored tο tears at ԝork ѕo I decided tto check out
    ylur website οn my iphone ɗuring lunch break. I love tɦe informɑtion yοu provide
    Һere and ϲan’t wait tߋ tаke a lօok whеn I get home.
    I’m amazed at hօw faѕt yօur blolg loaded οn mү cell phone ..
    Ι’m not eѵen usin WIFI, jսst 3Ԍ .. Anyhow, awesome site!

Valorizamos os teus comentários

%d bloggers like this: