PRECISAM-SE DE CAFÉS SUSPENSOS -A PASTELARIA MONSERRATE,EM SINTRA, JÁ ADERIU-

Eu tb acho uma boa ideia! Eu também tenho café em casa e sopa em casa e uma série de outras coisas em casa… para além de ter casa… e nem por isso deixo de ter prazer em ir tomar um café, ou um bolo, ou o que quer que seja, fora de casa! E é um direito que toda a gente devia ter …para além do direito a também ter as coisas em casa… e a ter casa! E por favor, partilhem por todo o lado!

“PRECISAM-SE DE CAFÉS SUSPENSOS

-A PASTELARIA MONSERRATE,EM SINTRA, JÁ ADERIU-

A ideia nasceu em Italia, e espalha-se pela Bélgica, França, Espanha. Entramos num café, num shopping, e fazemos o pedido. Enquanto esperamos, duas pessoas chegam e vão ao balcão: – “Cinco cafés, por favor. Dois deles para nós e três suspensos.” Eles pagaram a conta, beberam os dois cafés e saíram. Perguntei ao meu amigo: – “O que é isso dos ‘cafés suspensos’?” O meu amigo respondeu-me: – “Espera e vais ver.” Algumas pessoas chegaram depois. Duas jovens pediram três galões e três bolos, comeram as duas, pagaram e saíram.

A ordem seguinte foi para sete cafés, e foi feita por três jovens – três para eles e quatro “suspensos”. Enquanto eu ainda indago qual é o significado dos “suspensos” eles saem. De repente, um homem vestido com roupas gastas que mais parecia um mendigo, chega ao balcão e pede cordialmente: – “Você tem algum café suspenso?”

Resumindo, as pessoas pagam com antecedência um café, um bolo, um menú, que servirá para quem não pode pagar uma bebida quente ou refeição. Esta tradição começou em Nápoles, mas espalhou-se por todo o mundo e em alguns lugares é possível encomendar não só cafés “suspensos” mas também um sanduíche ou refeição inteira. Partilhem no sentido de divulgar esta boa ideia em Portugal. Que bom seria que a ideia tivesse sucesso entre nós.

*** Tomei conhecimento (agora) que esta excelente ideia não nasceu em Nápoles. A sua origem, segundo um comentário feito por Ferreira Neto, é muito mais antiga. Ele diz-nos:”a ideia do “Café Suspenso”surgiu na Segunda Guerra Mundial e desapareceu com o fim da guerra. Nos anos de 1980, alguns bares e cafés europeus tentaram reviver o hábito, sem sucesso.

Nascesse onde tivesse nascido o que achei importante e bonito na notícia foi o espírito de solidariedade que transmitia para com os que mais necessitados. Era uma ideia praticável, simples, funcional, que só dependia da capacidade individual de sentir a necessidade e o prazer de ajudar, sem disso fazer alarido.

Mais do que nunca a ideia continua a parece-me boa, se olharmos em redor vimos com facilidade e com um certo aperto no estômago que em redor há muitas necessidades. Há fome. Portugal é um País onde as crianças vão para a escola com fome e os idosos vão para o hospital com fome. Não me parece necessário dizer algo mais. Se vos for possível ajudar, um a um iremos ser muitos e, aí, teremos uma acção em movimento.”

(Maria Elvira Bento)

Author: Isabel Negrao

Mãe de família, Artista plástica, Professora, Blogger, Terapeuta. Adoro o que faço . Foco: desenvolvimento pessoal, autoconsciência, vida plena e abundante. Meus pontos fortes: conteúdo, comunicação. Paixão: ajudar pessoas a resolver problemas. Segue-me ou torna-te meu amigo no Facebook. (Thank you for reading my posts! If you would like to connect, reach out to me on Facebook).

7 Replies to “PRECISAM-SE DE CAFÉS SUSPENSOS -A PASTELARIA MONSERRATE,EM SINTRA, JÁ ADERIU-”

  1. I think this is among the most vital information for me.
    And i am glad reading your article. But should remark on few general things, The website style
    is wonderful, the articles is really great : D. Good job, cheers

  2. This page certainly has all of the information and facts I wanted concerning this subject and didn’t know who to ask.

  3. Hey would you mind letting me know which webhost you’re utilizing?
    I’ve loaded your blog in 3 completely different internet browsers and I must say this blog loads a
    lot faster then most. Can you recommend a good web hosting
    provider at a honest price? Cheers, I appreciate it!

  4. I have read so many articles about the blogger lovers but this paragraph is in fact a nice article, keep it up.

  5. What i do not understood is if truth be told how you are no
    longer really a lot more neatly-preferred than you might be right now.
    You are very intelligent. You understand thus considerably on the subject of this topic, made
    me for my part consider it from so many numerous
    angles. Its like women and men don’t seem to be fascinated unless
    it’s one thing to accomplish with Lady gaga! Your personal stuffs excellent.
    Always care for it up!

  6. It is appropriate time to make some plans for the future and it
    is time to be happy. I’ve read this post and if I could I want
    to suggest you some interesting things or advice. Perhaps you can write next articles referring to
    this article. I want to read more things about it!

  7. What’s up to all, how is all, I think every one is getting more from this
    web page, and your views are nice in support of new users.

Valorizamos os teus comentários

%d bloggers like this: